Charles III é proclamado rei do Reino Unido em cerimônia; confira

Imagem: Web
Charles 3º, 73, foi proclamado o novo rei do Reino Unido na manhã deste sábado (10), em cerimônia no palácio de Saint James, em Londres. A proclamação foi lida pouco depois das 10h no horário local (6h em Brasília). Pela primeira vez, o evento foi transmitido pela televisão.

Charles assumiu o trono automaticamente após a morte da mãe, Elizabeth 2º, na quinta-feira (8). A cerimônia deste sábado, contudo, proclamou o novo cargo de Charles e faz parte de uma série de eventos que antecedem o funeral da rainha –ainda sem data para acontecer.

Na primeira parte da cerimônia, da qual o rei não participou, o lorde presidente do grupo chamado Conselho de Adesão anunciou a morte da rainha Elizabeth 2ª e proclamou o novo monarca. O conselho é formado por deputados, o prefeito de Londres, funcionários públicos, altos comissários dos países do Commonwealth, a primeira-ministra, Liz Truss, e uma série de lideranças religiosas.

Estavam presentes ainda os ex-ministros do Reino Unido Boris Johnson, Theresa May, David Cameron e Tony Blair.

Em outra etapa da cerimônia, o rei Charles 3º fez seu juramento no qual se comprometeu a "defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dos reinos e territórios da comunidade britânica em todo o mundo".

"Estou ciente desta herança e dos deveres e responsabilidades de soberania que são passados a mim", disse Charles 3º durante discurso.

Assim como no primeiro pronunciamento à nação como rei, nesta sexta (9), o monarca buscou honrar o legado da mãe, a rainha Elizabeth 2º. "O reinado [de Elizabeth 2ª] foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção. [...] Eu sei o quão profundamente vocês e toda a nação, e acho que posso dizer que o mundo inteiro, se solidariza comigo pela perda irreparável que todos sofremos".

Durante a cerimônia, foi anunciado que o dia do funeral da rainha Elizabeth 2ª será feriado em todo o Reino Unido, mas a data ainda não foi definida. Também não há, por ora, data para a coroação de Charles 3º –o evento pode acontecer daqui a mais de um ano.

Monarca mais velho a assumir o trono britânico na história e o que passou mais tempo como príncipe herdeiro, Charles deve fazer de seu reinado um período de transição entre o da mãe, venerada pela dedicação ao serviço público, e o do filho William, 40, visto como a modernização da realeza.

Enquanto Elizabeth assumiu o trono quanto o Reino Unido ainda era uma potência, Charles herda um país que vive uma crise de identidade e se tornou um ator secundário na geopolítica global. Além de ter optado por uma guinada isolacionista com o brexit, o divórcio com a União Europeia, tem sua própria existência sob risco.

Estão no horizonte um novo referendo sobre a independência da Escócia, pressões crescentes para a integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda e até um ressurgente nacionalismo em Gales –algo particularmente doloroso para um homem que ficou tão associado à região.

 

Veja o discurso na íntegra:

"Lordes, senhoras e senhores.
É meu dever neste momento de mais profunda dor anunciar a morte de minha amada mãe, a rainha.
Eu sei o quanto vocês e toda a nação, e devo dizer que o mundo inteiro, se solidarizam comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É de grande consolo saber da simpatia expressa por tantos para minha irmã e irmãos e que tal afeto e apoio imenso seja estendido a toda a nossa família em nossa perda.
A todos nós como família, a este reino e à família de nações da qual fazemos parte, minha mãe deu um exemplo de vida dedicada ao serviço.
O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção.
Mesmo neste momento, em que estamos de luto, agradecemos por essa vida de tanta fé e tenho total compreensão do tamanho deste dever e das difíceis responsabilidades da soberania que agora passaram para mim.
Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas, dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo.
Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo a soberania eu fui chamado a seguir, e que no cumprimento desses deveres serei guiado pelo conselho de seus Parlamentos eleitos. Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa.
Aproveito esta oportunidade para confirmar a minha vontade e intenção de continuar a tradição de entregar as receitas hereditárias, incluindo a Crown Estate, ao meu governo em benefício de todos, em troca do Sovereign Grant, que apoia as minhas funções oficiais como chefe de Estado e chefe de nação.
E ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta de minha vida, oro pela orientação e ajuda de Deus todo poderoso."

Fonte: Folhapress

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem